top of page
Curso de Formação e Capacitação em Acompanhamento Terapêutico

Cronograma do módulo

Módulo: Atuação do Acompanhante Terapêutico

Aulas oferecidas:

 

 

Contextualização da loucura

AT e pessoa em sofrimento psíquico grave

AT e atuação no judiciário: uma nova possibilidade

AT e pessoa com deficiência

AT e pessoa em situação de rua: um olhar possível

Atuação do AT junto à família: acompanhamento terapêutico familiar

AT e idosos: como manejar o cuidado

AT e pessoas em contexto hospitalar

Casos clínicos e seus desdobramentos: discussão a partir da vivência do AT

Novas abordagens no cuidado em saúde mental:

Recovery na clínica do AT

Professores Convidados

Clarissa Carvalho Fongaro Nars - ( São Paulo)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos (2006), título profissional de especialista em Psicologia Hospitalar pelo Conselho Federal de Psicologia (2011) e formação em Acompanhamento Terapêutico pelo Instituto A CASA (2009). Atualmente realiza mestrado pelo Programa de Saúde Coletiva da Universidade Federal de São Paulo (Ppgsc/ Unifesp), com financiamento pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Adicionalmente, é psicanalista em formação continuada e acompanhante terapêutica na Equipe Actus de Acompanhamento Terapêutico.

Cynthia Ciarallo- (Brasília)

Psicóloga (1996), Mestre (2004) e Doutora (2009) em Psicologia pela Universidade de Brasília - UnB. Servidora do Poder Judiciário desde 1994, já tendo atuado na Coordenação Geral de Combate à Tortura da Secretaria de Direitos Humanos da Presidëncia da República

Eva Faleiros (Brasília )

Assistente social, com Mestrado em Serviço Social pela Université Laval, Québec- Canadá (1981), Coordenadora da diretoria colegiada da INVERSO (ONG de Saúde Mental)- 2001 2015.

Ingrid Pereira Quintão (Brasília)

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília- UniCEUB (2011), especialista em saúde mental pela Laboro, mestre em psicologia e cultura pela Universidade Católica de Brasília (2017). Possui espaço de atendimento clínico com ênfase em saúde mental no DF. Foi intérprete de Libras no UniCEUB entre 2005 e 201

 

Miriam Senghi Soares (Brasília)

Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Metodista de Piracicaba (1982), residência médica com especialidade em Terapia Funcional pela Fundação das Pioneiras Sociais e mestrado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília. Atua principalmente na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Mental, Álcool e outras drogas. Tem experiência profissional na assistência, na gestão de políticas intersetoriais de saúde mental, álcool e outras drogas bem como na supervisão clínico institucional da Rede de Atenção Psicossocial; Atualmente dedica-se à docência e à pesquisa. Desenvolve sistemas de instrumentos para coleta, sistematização e análise de informações tais como taxa de cobertura, perfil epidemiológico e sócio-econômico, indicadores de autonomia, avaliação psico-social, organização de fluxo de informações do serviço, e monitoramento e avaliação de programas e políticas públicas.

Mariana de Silverio Arantes (Uberlândia)

  Psicóloga, psicoterapeuta e acompanhante terapêutica de Uberlândia-MG, mestre em Psicologia e Cultura pela UNB.

 

Vicente de Paula Faleiros (Brasília)

Serviço Social pela Universidade de Ribeirão Preto (1966), especialização em planejamento pela UnB e pelo IRFED- Institut de Recherches en Développement (Paris), doutorado (PhD) pela Université de Montreal (1984) e pós-doutorados pela EHESS - Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais- Paris

Walter Ferreira de Oliveira (Florianópolis)

Professor titular do Depto. de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Pós doutorando, projeto envolvendo três instituições: Unicamp, Yale University e ABRE-SP (ONG com estreitas relações com a Unifesp). Graduado em Medicina pela Escola de Medicina e Cirurgia da FEFIERJ, atual Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio, 1976), Mestre em Saúde Pública (MPH, 1989) e Doctor of Philosophy (Ph.D.), University of Minnesota (1994). Líder do Grupo de Pesquisas em Políticas de Saúde / Saúde Mental (GPPS), Coordenador do Núcleo de Humanização, Arte e Saúde (Nuhas). Membro fundador do Programa de Pòs Graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da UFSC, primeiro Mestrado Profissional em Saúde Mental do Brail (2011). Membro fundador da Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), presidente 2015-17 e 2009-11 e da Abrasme-SC, 2018-20. Editor cientifico e fundador (2009) da revista Cadernos Brasileiros de Saúde Mental. Membro da Comissão Intersetorial de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde, representando a Abrasco; do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, na Comissão Permanente de Direitos das Pessoas em Privação de Liberdade, representando a Abrasme; da Comissão sobre Medidas de Segurança e Hospitais de Custódia da Procuradoria Federal de Direitos do Cidadão; do GT de Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Frente Parlamentar pela Reforma Psiquiátrica (ALESC). Coordenador dos projetos de extensão Humanizarte e Terapeutas da Alegria - UFSC.Temas de maior interesse: Direitos Humanos; Recovery, arte e saúde; Saúde do idoso, de crianças e adolescentes e indígenas; promoção e educação de saúde; psicologia do esporte e lazer; metodologias qualitativas; formação profissional; educação social, políticas e gestão em saúde. Livros; Direitos humanos e saúde mental (2017), Saúde e atenção psicossocial nas prisões (2016); Educação social de rua (2004), Working with children in the streets ofB razil (EUA, 2000), coautor, com Paulo Freire e Ana Maria Freire, de Pedagogia da solidariedade (2014, com edição nos EUA (Padagogy of solidarity, 2016). Parecerista de várias revistas científicas no Brasil e exterior. Autor de mais de 80 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais.

Saiba mais

No curso serão ofertadas aulas, palestras, vivências, discussão clínicas ministradas por acompanhantes terapêuticos e outros profissionais da área da Saúde Mental como: terapeutas ocupacionais, psicólogos, médicos, assistentes sociais, pedadogos. Os encontros serão voltados à articulação da teoria com a prática do Acompanhamento Terapêutico.

Ao final do módulo, o aluno poderá se vincular ao estágio supervisionado em AT.

Minha Abordgem

©2019 por Sara Bessa, Acompanhante Terapêutica.

bottom of page